DIREITO ADMINISTRATIVO
Pedro Paulo, condutor do veículo Santana, teve seu veículo atingido por uma ambulância pertencente à Administração Pública do Estado de Goiás, que ultrapassou um sinal vermelho, com a sirene ligada, pois estava atendendo uma emergência. Em virtude do abalroamento, Pedro Paulo sofreu um vasto dano patrimonial, visto que sua Santana, seu único meio de transporte e trabalho, visto que trabalha fazendo entregas para uma floricultura, deu perda total. Visando a reparação dos danos que sofreu, Pedro Paulo pretende ingressar com uma ação de reparação de danos em face do Estado de Goiás. Neste caso:
A responsabilidade do condutor da Ambulância, assim como do Estado, é objetiva, ou seja, basta que se comprove o nexo causal e o dano.
A responsabilidade do Estado dependerá da aferição da culpa do condutor da ambulância, visto que a responsabilidade do Estado nesse caso é subjetiva, ou seja, somente se condena mediante produção de provas durante a instrução processual.
A ação deverá ser proposta tanto em face do Estado de Goiás, quanto em face do condutor da ambulância, em litisconsórcio passivo necessário.
A responsabilidade do Estado de Goiás é objetiva, ou seja, basta que se comprove o dano e o nexo causal entre a conduta do agente púbico e a ocorrência do dano. O condutor, no entanto, para que seja responsabilizado deverá se comprovar dolo ou culpa, para que haja direito de regresso em favor do Estado.
A responsabilidade do Estado é subsidiária, apesar de ser objetiva, ou seja, somente se pode responsabilizar o Estado, se não for possível demonstrar a culpa do agente público causador do dano.
Próximo do término da construção de um túnel que passa sob um morro onde existe uma grande comunidade, os peritos verificam que, em função do peso das casas, a construção desabaria. O governador do Estado, tomando ciência do fato, decide realizar a desapropriação de 100 casas que se localizavam na encosta do morro, mesmo sofrendo duras críticas de grupos da população.
Considerando essa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- A atitude do Governador configura flagrante desrespeito ao princípios explícitos e implícitos da Administração, em especial ao princípio da supremacia do interesse público em detrimento ao do particular, visto que o direito da população foi afetada como um todo.
PORQUE
II - Só se pode desapropriar legalmente em caso flagrante respeito ao plano diretor da cidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Com a vigência da Carta Constitucional de 1988, a Administração Pública em nosso país passou a buscar uma gestão mais eficaz e moralmente comprometida com o bem comum, ou seja, uma gestão ajustada aos princípios constitucionais insculpidos no artigo 37 da Carta Magna. Sobre esta temática, analise as informações a seguir:
I- Cabe à Administração Pública implementar políticas públicas com enfoque em uma gestão mais flexível e tolerante, com manutenção de métodos e estruturas burocráticas de governabilidade.
II- Cabe à Administração Pùblica preocupar-se com a preparação dos agentes públicos para uma prestação de serviços eficientes que atendam ao interesse público, o que engloba uma postura governamental com tomada de decisões políticas responsáveis e práticas profissionais responsáveis por parte de todo o funcionalismo público.
III- Os princípios da ética pública devem ser positivos e capazes de atrair ao serviço público, pessoas capazes de desempenhar uma gestão voltada ao coletivo.
Marque a alternativa correta:
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Os princípios básicos que regem a Administração Pública encontram-se no texto constitucional, mais especificamente em seu art. 37. Diante da leitura desse artigo podemos concluir que:
I – o princípio da legalidade é de significativa importância na Administração Pública, porque se identifica com o Estado de Direito;
II - o primeiro artigo da Constituição faz referência ao princípio da legalidade pois menciona o Estado de Direito
III - Se o Brasil é um Estado Democrático de Direito, assim, a lei resolverá os conflitos em todas as relações (tanto as de Direito Público quanto de Direito Privado).
Assinale a alternativa correta:
Somente a I está correta.
Somente a I e II estão corretas.
Somente a III está correta.
Somente a II está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
O agente público deve observar algumas regras para um bom desempenho da atividade no setor público. Essas regras constituem os princípios da Administração Pública, que estão presentes no Art. 37 da Constituição Federal de 1988. A conduta do agente público que se vale da publicidade oficial para realizar promoção pessoal atenta contra os seguintes princípios da Administração Pública:
Razoabilidade e legalidade.
Impessoalidade e moralidade.
Eficiência e publicidade.
Motivação e eficiência.
Publicidade e proporcionalidade.
Qualquer agente público, seja ele eleito, concursado, indicado, etc., está ocupando seu posto para servir aos interesses do povo. Assim, seus atos obrigatoriamente deverão ter como finalidade o interesse público, e não próprio ou de um conjunto pequeno de pessoas amigas. Se o administrador decide construir ou asfaltar uma determinada rua, deve fazê-lo para beneficiar o conjunto da população, não porque a rua passa em frente a um terreno seu ou de algum conhecido. Lembre-se de que o administrador é um mero representante temporário dos interesses do povo, e não pode se desvirtuar dessa finalidade.
(CUNHA, acesso em dez 2017)
A qual princípio do Direito Administrativo refere-se a reflexão acima?
Legalidade
Transparência
Impessoalidade
Moralidade
Igualdade
Os princípios são o início de tudo, proposições anteriores e superiores às normas, que traçam vetores direcionais para os atos do legislador, do administrador e do aplicador da lei ao caso concreto. Constituem o fundamento, alicerce a base um sistema, e que condicionam as estruturas subsequentes, garantindo-lhe validade.
Sobre os princípios da Administração Pública analise as afirmações a seguir:
I- Em todos os ramos do direito, o estudo dos princípios se constitui em tema fundamental para o adequado entendimento da matéria. Assim é também para o Direito Administrativo.
II - Em se tratando se um ramo do direito não codificado, os princípios assumem especial relevância.
III- Para o Direito Administrativo, o estudo dos princípios assume especial relevância, já que o Direito Administrativo não é codificado.
IV- Os princípios indicam as diretrizes a serem seguidas por todos aqueles que se aventuram pelos caminhos do Direito Administrativo.
V- Os princípios não se constituem como normas jurídicas.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmações I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas as afirmações II, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmações I, II, III e V estão corretas.
A organização administrativa brasileira tem como característica ou características:
I – não previsão de estruturas descentralizadas;
II – personificação de entes integrantes da Administração Indireta;
III – ausência de relações de hierarquia;
IV – ausência de mecanismos de coordenação e de controle finalístico
Depois de analizar as assertivas acima, marque a alternativa correta:
Somente a afirmação II está correta.
Somente a afirmação III está correta.
Somente as afirmações I e II estão corretas.
Somente a afirmação I está correta.
Somente as afirmações I e III estão corretas.
Leia o texto e responda:
As normas jurídicas disciplinam vários aspectos e circunstâncias da vida das pessoas e o Direito, representado como uma grande árvore, passaria a ser dividido também em áreas, ou ramos.
Marque a alternativa correta:
Direito Privado é a área do direito que disciplina a relação das pessoas e a Administração Pública;
A doutrina é a principal fonte do direito administrativo.
As normas relacionadas ao Direito Administrativo estão codificadas;
Direito Público é a área do Direito que disciplina a relação das pessoas com o Estado.
Nunca há situações em que pessoas se relacionam entre si e com o Estado, ao mesmo tempo;
Cargos vitalícios são aqueles que oferecem a maior garantia de permanência a seus ocupantes, uma vez que só podem perdê-los por meio de sentença judicial transitada em julgado. Sobre referida temática marque a alternativa correta.
Essa garantia é atribuída a todos os agentes públicos expressamente pela Constituição Federal (CF 88 art. 95, 128 e 73).
A vitaliciedade ocorre após dez anos de exercício do cargo público, se o ingresso for por concurso público, ou logo após a posse se por indicação.
Tem como objetivo restringir a independência para a atuação de certos agentes públicos.
Seu provimento normalmente depende de concurso público, mas em alguns casos prescinde dele (no caso das nomeações dos Ministros dos Tribunais Superiores, por exemplo).
É privativo dos magistrados, membros do Ministério Público, Presidente da República e Ministros dos Tribunais de Contas.
A responsabilidade do condutor da Ambulância, assim como do Estado, é objetiva, ou seja, basta que se comprove o nexo causal e o dano.
A responsabilidade do Estado dependerá da aferição da culpa do condutor da ambulância, visto que a responsabilidade do Estado nesse caso é subjetiva, ou seja, somente se condena mediante produção de provas durante a instrução processual.
A ação deverá ser proposta tanto em face do Estado de Goiás, quanto em face do condutor da ambulância, em litisconsórcio passivo necessário.
A responsabilidade do Estado de Goiás é objetiva, ou seja, basta que se comprove o dano e o nexo causal entre a conduta do agente púbico e a ocorrência do dano. O condutor, no entanto, para que seja responsabilizado deverá se comprovar dolo ou culpa, para que haja direito de regresso em favor do Estado.
A responsabilidade do Estado é subsidiária, apesar de ser objetiva, ou seja, somente se pode responsabilizar o Estado, se não for possível demonstrar a culpa do agente público causador do dano.
Próximo do término da construção de um túnel que passa sob um morro onde existe uma grande comunidade, os peritos verificam que, em função do peso das casas, a construção desabaria. O governador do Estado, tomando ciência do fato, decide realizar a desapropriação de 100 casas que se localizavam na encosta do morro, mesmo sofrendo duras críticas de grupos da população.
Considerando essa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- A atitude do Governador configura flagrante desrespeito ao princípios explícitos e implícitos da Administração, em especial ao princípio da supremacia do interesse público em detrimento ao do particular, visto que o direito da população foi afetada como um todo.
PORQUE
II - Só se pode desapropriar legalmente em caso flagrante respeito ao plano diretor da cidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Com a vigência da Carta Constitucional de 1988, a Administração Pública em nosso país passou a buscar uma gestão mais eficaz e moralmente comprometida com o bem comum, ou seja, uma gestão ajustada aos princípios constitucionais insculpidos no artigo 37 da Carta Magna. Sobre esta temática, analise as informações a seguir:
I- Cabe à Administração Pública implementar políticas públicas com enfoque em uma gestão mais flexível e tolerante, com manutenção de métodos e estruturas burocráticas de governabilidade.
II- Cabe à Administração Pùblica preocupar-se com a preparação dos agentes públicos para uma prestação de serviços eficientes que atendam ao interesse público, o que engloba uma postura governamental com tomada de decisões políticas responsáveis e práticas profissionais responsáveis por parte de todo o funcionalismo público.
III- Os princípios da ética pública devem ser positivos e capazes de atrair ao serviço público, pessoas capazes de desempenhar uma gestão voltada ao coletivo.
Marque a alternativa correta:
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Os princípios básicos que regem a Administração Pública encontram-se no texto constitucional, mais especificamente em seu art. 37. Diante da leitura desse artigo podemos concluir que:
I – o princípio da legalidade é de significativa importância na Administração Pública, porque se identifica com o Estado de Direito;
II - o primeiro artigo da Constituição faz referência ao princípio da legalidade pois menciona o Estado de Direito
III - Se o Brasil é um Estado Democrático de Direito, assim, a lei resolverá os conflitos em todas as relações (tanto as de Direito Público quanto de Direito Privado).
Assinale a alternativa correta:
Somente a I está correta.
Somente a I e II estão corretas.
Somente a III está correta.
Somente a II está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
O agente público deve observar algumas regras para um bom desempenho da atividade no setor público. Essas regras constituem os princípios da Administração Pública, que estão presentes no Art. 37 da Constituição Federal de 1988. A conduta do agente público que se vale da publicidade oficial para realizar promoção pessoal atenta contra os seguintes princípios da Administração Pública:
Razoabilidade e legalidade.
Impessoalidade e moralidade.
Eficiência e publicidade.
Motivação e eficiência.
Publicidade e proporcionalidade.
Qualquer agente público, seja ele eleito, concursado, indicado, etc., está ocupando seu posto para servir aos interesses do povo. Assim, seus atos obrigatoriamente deverão ter como finalidade o interesse público, e não próprio ou de um conjunto pequeno de pessoas amigas. Se o administrador decide construir ou asfaltar uma determinada rua, deve fazê-lo para beneficiar o conjunto da população, não porque a rua passa em frente a um terreno seu ou de algum conhecido. Lembre-se de que o administrador é um mero representante temporário dos interesses do povo, e não pode se desvirtuar dessa finalidade.
(CUNHA, acesso em dez 2017)
A qual princípio do Direito Administrativo refere-se a reflexão acima?
Legalidade
Transparência
Impessoalidade
Moralidade
Igualdade
Os princípios são o início de tudo, proposições anteriores e superiores às normas, que traçam vetores direcionais para os atos do legislador, do administrador e do aplicador da lei ao caso concreto. Constituem o fundamento, alicerce a base um sistema, e que condicionam as estruturas subsequentes, garantindo-lhe validade.
Sobre os princípios da Administração Pública analise as afirmações a seguir:
I- Em todos os ramos do direito, o estudo dos princípios se constitui em tema fundamental para o adequado entendimento da matéria. Assim é também para o Direito Administrativo.
II - Em se tratando se um ramo do direito não codificado, os princípios assumem especial relevância.
III- Para o Direito Administrativo, o estudo dos princípios assume especial relevância, já que o Direito Administrativo não é codificado.
IV- Os princípios indicam as diretrizes a serem seguidas por todos aqueles que se aventuram pelos caminhos do Direito Administrativo.
V- Os princípios não se constituem como normas jurídicas.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmações I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas as afirmações II, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmações I, II, III e V estão corretas.
A organização administrativa brasileira tem como característica ou características:
I – não previsão de estruturas descentralizadas;
II – personificação de entes integrantes da Administração Indireta;
III – ausência de relações de hierarquia;
IV – ausência de mecanismos de coordenação e de controle finalístico
Depois de analizar as assertivas acima, marque a alternativa correta:
Somente a afirmação II está correta.
Somente a afirmação III está correta.
Somente as afirmações I e II estão corretas.
Somente a afirmação I está correta.
Somente as afirmações I e III estão corretas.
Leia o texto e responda:
As normas jurídicas disciplinam vários aspectos e circunstâncias da vida das pessoas e o Direito, representado como uma grande árvore, passaria a ser dividido também em áreas, ou ramos.
Marque a alternativa correta:
Direito Privado é a área do direito que disciplina a relação das pessoas e a Administração Pública;
A doutrina é a principal fonte do direito administrativo.
As normas relacionadas ao Direito Administrativo estão codificadas;
Direito Público é a área do Direito que disciplina a relação das pessoas com o Estado.
Nunca há situações em que pessoas se relacionam entre si e com o Estado, ao mesmo tempo;
Cargos vitalícios são aqueles que oferecem a maior garantia de permanência a seus ocupantes, uma vez que só podem perdê-los por meio de sentença judicial transitada em julgado. Sobre referida temática marque a alternativa correta.
Essa garantia é atribuída a todos os agentes públicos expressamente pela Constituição Federal (CF 88 art. 95, 128 e 73).
A vitaliciedade ocorre após dez anos de exercício do cargo público, se o ingresso for por concurso público, ou logo após a posse se por indicação.
Tem como objetivo restringir a independência para a atuação de certos agentes públicos.
Seu provimento normalmente depende de concurso público, mas em alguns casos prescinde dele (no caso das nomeações dos Ministros dos Tribunais Superiores, por exemplo).
É privativo dos magistrados, membros do Ministério Público, Presidente da República e Ministros dos Tribunais de Contas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Com a vigência da Carta Constitucional de 1988, a Administração Pública em nosso país passou a buscar uma gestão mais eficaz e moralmente comprometida com o bem comum, ou seja, uma gestão ajustada aos princípios constitucionais insculpidos no artigo 37 da Carta Magna. Sobre esta temática, analise as informações a seguir:
I- Cabe à Administração Pública implementar políticas públicas com enfoque em uma gestão mais flexível e tolerante, com manutenção de métodos e estruturas burocráticas de governabilidade.
II- Cabe à Administração Pùblica preocupar-se com a preparação dos agentes públicos para uma prestação de serviços eficientes que atendam ao interesse público, o que engloba uma postura governamental com tomada de decisões políticas responsáveis e práticas profissionais responsáveis por parte de todo o funcionalismo público.
III- Os princípios da ética pública devem ser positivos e capazes de atrair ao serviço público, pessoas capazes de desempenhar uma gestão voltada ao coletivo.
Marque a alternativa correta:
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Os princípios básicos que regem a Administração Pública encontram-se no texto constitucional, mais especificamente em seu art. 37. Diante da leitura desse artigo podemos concluir que:
I – o princípio da legalidade é de significativa importância na Administração Pública, porque se identifica com o Estado de Direito;
II - o primeiro artigo da Constituição faz referência ao princípio da legalidade pois menciona o Estado de Direito
III - Se o Brasil é um Estado Democrático de Direito, assim, a lei resolverá os conflitos em todas as relações (tanto as de Direito Público quanto de Direito Privado).
Assinale a alternativa correta:
Somente a I está correta.
Somente a I e II estão corretas.
Somente a III está correta.
Somente a II está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
O agente público deve observar algumas regras para um bom desempenho da atividade no setor público. Essas regras constituem os princípios da Administração Pública, que estão presentes no Art. 37 da Constituição Federal de 1988. A conduta do agente público que se vale da publicidade oficial para realizar promoção pessoal atenta contra os seguintes princípios da Administração Pública:
Razoabilidade e legalidade.
Impessoalidade e moralidade.
Eficiência e publicidade.
Motivação e eficiência.
Publicidade e proporcionalidade.
Qualquer agente público, seja ele eleito, concursado, indicado, etc., está ocupando seu posto para servir aos interesses do povo. Assim, seus atos obrigatoriamente deverão ter como finalidade o interesse público, e não próprio ou de um conjunto pequeno de pessoas amigas. Se o administrador decide construir ou asfaltar uma determinada rua, deve fazê-lo para beneficiar o conjunto da população, não porque a rua passa em frente a um terreno seu ou de algum conhecido. Lembre-se de que o administrador é um mero representante temporário dos interesses do povo, e não pode se desvirtuar dessa finalidade.
(CUNHA, acesso em dez 2017)
A qual princípio do Direito Administrativo refere-se a reflexão acima?
Legalidade
Transparência
Impessoalidade
Moralidade
Igualdade
Os princípios são o início de tudo, proposições anteriores e superiores às normas, que traçam vetores direcionais para os atos do legislador, do administrador e do aplicador da lei ao caso concreto. Constituem o fundamento, alicerce a base um sistema, e que condicionam as estruturas subsequentes, garantindo-lhe validade.
Sobre os princípios da Administração Pública analise as afirmações a seguir:
I- Em todos os ramos do direito, o estudo dos princípios se constitui em tema fundamental para o adequado entendimento da matéria. Assim é também para o Direito Administrativo.
II - Em se tratando se um ramo do direito não codificado, os princípios assumem especial relevância.
III- Para o Direito Administrativo, o estudo dos princípios assume especial relevância, já que o Direito Administrativo não é codificado.
IV- Os princípios indicam as diretrizes a serem seguidas por todos aqueles que se aventuram pelos caminhos do Direito Administrativo.
V- Os princípios não se constituem como normas jurídicas.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmações I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas as afirmações II, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmações I, II, III e V estão corretas.
A organização administrativa brasileira tem como característica ou características:
I – não previsão de estruturas descentralizadas;
II – personificação de entes integrantes da Administração Indireta;
III – ausência de relações de hierarquia;
IV – ausência de mecanismos de coordenação e de controle finalístico
Depois de analizar as assertivas acima, marque a alternativa correta:
Somente a afirmação II está correta.
Somente a afirmação III está correta.
Somente as afirmações I e II estão corretas.
Somente a afirmação I está correta.
Somente as afirmações I e III estão corretas.
Leia o texto e responda:
As normas jurídicas disciplinam vários aspectos e circunstâncias da vida das pessoas e o Direito, representado como uma grande árvore, passaria a ser dividido também em áreas, ou ramos.
Marque a alternativa correta:
Direito Privado é a área do direito que disciplina a relação das pessoas e a Administração Pública;
A doutrina é a principal fonte do direito administrativo.
As normas relacionadas ao Direito Administrativo estão codificadas;
Direito Público é a área do Direito que disciplina a relação das pessoas com o Estado.
Nunca há situações em que pessoas se relacionam entre si e com o Estado, ao mesmo tempo;
Cargos vitalícios são aqueles que oferecem a maior garantia de permanência a seus ocupantes, uma vez que só podem perdê-los por meio de sentença judicial transitada em julgado. Sobre referida temática marque a alternativa correta.
Essa garantia é atribuída a todos os agentes públicos expressamente pela Constituição Federal (CF 88 art. 95, 128 e 73).
A vitaliciedade ocorre após dez anos de exercício do cargo público, se o ingresso for por concurso público, ou logo após a posse se por indicação.
Tem como objetivo restringir a independência para a atuação de certos agentes públicos.
Seu provimento normalmente depende de concurso público, mas em alguns casos prescinde dele (no caso das nomeações dos Ministros dos Tribunais Superiores, por exemplo).
É privativo dos magistrados, membros do Ministério Público, Presidente da República e Ministros dos Tribunais de Contas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Os princípios básicos que regem a Administração Pública encontram-se no texto constitucional, mais especificamente em seu art. 37. Diante da leitura desse artigo podemos concluir que:
I – o princípio da legalidade é de significativa importância na Administração Pública, porque se identifica com o Estado de Direito;
II - o primeiro artigo da Constituição faz referência ao princípio da legalidade pois menciona o Estado de Direito
III - Se o Brasil é um Estado Democrático de Direito, assim, a lei resolverá os conflitos em todas as relações (tanto as de Direito Público quanto de Direito Privado).
Assinale a alternativa correta:
Somente a I está correta.
Somente a I e II estão corretas.
Somente a III está correta.
Somente a II está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
O agente público deve observar algumas regras para um bom desempenho da atividade no setor público. Essas regras constituem os princípios da Administração Pública, que estão presentes no Art. 37 da Constituição Federal de 1988. A conduta do agente público que se vale da publicidade oficial para realizar promoção pessoal atenta contra os seguintes princípios da Administração Pública:
Razoabilidade e legalidade.
Impessoalidade e moralidade.
Eficiência e publicidade.
Motivação e eficiência.
Publicidade e proporcionalidade.
Qualquer agente público, seja ele eleito, concursado, indicado, etc., está ocupando seu posto para servir aos interesses do povo. Assim, seus atos obrigatoriamente deverão ter como finalidade o interesse público, e não próprio ou de um conjunto pequeno de pessoas amigas. Se o administrador decide construir ou asfaltar uma determinada rua, deve fazê-lo para beneficiar o conjunto da população, não porque a rua passa em frente a um terreno seu ou de algum conhecido. Lembre-se de que o administrador é um mero representante temporário dos interesses do povo, e não pode se desvirtuar dessa finalidade.
(CUNHA, acesso em dez 2017)
A qual princípio do Direito Administrativo refere-se a reflexão acima?
Legalidade
Transparência
Impessoalidade
Moralidade
Igualdade
Os princípios são o início de tudo, proposições anteriores e superiores às normas, que traçam vetores direcionais para os atos do legislador, do administrador e do aplicador da lei ao caso concreto. Constituem o fundamento, alicerce a base um sistema, e que condicionam as estruturas subsequentes, garantindo-lhe validade.
Sobre os princípios da Administração Pública analise as afirmações a seguir:
I- Em todos os ramos do direito, o estudo dos princípios se constitui em tema fundamental para o adequado entendimento da matéria. Assim é também para o Direito Administrativo.
II - Em se tratando se um ramo do direito não codificado, os princípios assumem especial relevância.
III- Para o Direito Administrativo, o estudo dos princípios assume especial relevância, já que o Direito Administrativo não é codificado.
IV- Os princípios indicam as diretrizes a serem seguidas por todos aqueles que se aventuram pelos caminhos do Direito Administrativo.
V- Os princípios não se constituem como normas jurídicas.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmações I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas as afirmações II, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmações I, II, III e V estão corretas.
A organização administrativa brasileira tem como característica ou características:
I – não previsão de estruturas descentralizadas;
II – personificação de entes integrantes da Administração Indireta;
III – ausência de relações de hierarquia;
IV – ausência de mecanismos de coordenação e de controle finalístico
Depois de analizar as assertivas acima, marque a alternativa correta:
Somente a afirmação II está correta.
Somente a afirmação III está correta.
Somente as afirmações I e II estão corretas.
Somente a afirmação I está correta.
Somente as afirmações I e III estão corretas.
Leia o texto e responda:
As normas jurídicas disciplinam vários aspectos e circunstâncias da vida das pessoas e o Direito, representado como uma grande árvore, passaria a ser dividido também em áreas, ou ramos.
Marque a alternativa correta:
Direito Privado é a área do direito que disciplina a relação das pessoas e a Administração Pública;
A doutrina é a principal fonte do direito administrativo.
As normas relacionadas ao Direito Administrativo estão codificadas;
Direito Público é a área do Direito que disciplina a relação das pessoas com o Estado.
Nunca há situações em que pessoas se relacionam entre si e com o Estado, ao mesmo tempo;
Cargos vitalícios são aqueles que oferecem a maior garantia de permanência a seus ocupantes, uma vez que só podem perdê-los por meio de sentença judicial transitada em julgado. Sobre referida temática marque a alternativa correta.
Essa garantia é atribuída a todos os agentes públicos expressamente pela Constituição Federal (CF 88 art. 95, 128 e 73).
A vitaliciedade ocorre após dez anos de exercício do cargo público, se o ingresso for por concurso público, ou logo após a posse se por indicação.
Tem como objetivo restringir a independência para a atuação de certos agentes públicos.
Seu provimento normalmente depende de concurso público, mas em alguns casos prescinde dele (no caso das nomeações dos Ministros dos Tribunais Superiores, por exemplo).
É privativo dos magistrados, membros do Ministério Público, Presidente da República e Ministros dos Tribunais de Contas.
Somente a I está correta.
Somente a I e II estão corretas.
Somente a III está correta.
Somente a II está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
O agente público deve observar algumas regras para um bom desempenho da atividade no setor público. Essas regras constituem os princípios da Administração Pública, que estão presentes no Art. 37 da Constituição Federal de 1988. A conduta do agente público que se vale da publicidade oficial para realizar promoção pessoal atenta contra os seguintes princípios da Administração Pública:
Razoabilidade e legalidade.
Impessoalidade e moralidade.
Eficiência e publicidade.
Motivação e eficiência.
Publicidade e proporcionalidade.
Qualquer agente público, seja ele eleito, concursado, indicado, etc., está ocupando seu posto para servir aos interesses do povo. Assim, seus atos obrigatoriamente deverão ter como finalidade o interesse público, e não próprio ou de um conjunto pequeno de pessoas amigas. Se o administrador decide construir ou asfaltar uma determinada rua, deve fazê-lo para beneficiar o conjunto da população, não porque a rua passa em frente a um terreno seu ou de algum conhecido. Lembre-se de que o administrador é um mero representante temporário dos interesses do povo, e não pode se desvirtuar dessa finalidade.
(CUNHA, acesso em dez 2017)
A qual princípio do Direito Administrativo refere-se a reflexão acima?
Legalidade
Transparência
Impessoalidade
Moralidade
Igualdade
Os princípios são o início de tudo, proposições anteriores e superiores às normas, que traçam vetores direcionais para os atos do legislador, do administrador e do aplicador da lei ao caso concreto. Constituem o fundamento, alicerce a base um sistema, e que condicionam as estruturas subsequentes, garantindo-lhe validade.
Sobre os princípios da Administração Pública analise as afirmações a seguir:
I- Em todos os ramos do direito, o estudo dos princípios se constitui em tema fundamental para o adequado entendimento da matéria. Assim é também para o Direito Administrativo.
II - Em se tratando se um ramo do direito não codificado, os princípios assumem especial relevância.
III- Para o Direito Administrativo, o estudo dos princípios assume especial relevância, já que o Direito Administrativo não é codificado.
IV- Os princípios indicam as diretrizes a serem seguidas por todos aqueles que se aventuram pelos caminhos do Direito Administrativo.
V- Os princípios não se constituem como normas jurídicas.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmações I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas as afirmações II, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmações I, II, III e V estão corretas.
A organização administrativa brasileira tem como característica ou características:
I – não previsão de estruturas descentralizadas;
II – personificação de entes integrantes da Administração Indireta;
III – ausência de relações de hierarquia;
IV – ausência de mecanismos de coordenação e de controle finalístico
Depois de analizar as assertivas acima, marque a alternativa correta:
Somente a afirmação II está correta.
Somente a afirmação III está correta.
Somente as afirmações I e II estão corretas.
Somente a afirmação I está correta.
Somente as afirmações I e III estão corretas.
Leia o texto e responda:
As normas jurídicas disciplinam vários aspectos e circunstâncias da vida das pessoas e o Direito, representado como uma grande árvore, passaria a ser dividido também em áreas, ou ramos.
Marque a alternativa correta:
Direito Privado é a área do direito que disciplina a relação das pessoas e a Administração Pública;
A doutrina é a principal fonte do direito administrativo.
As normas relacionadas ao Direito Administrativo estão codificadas;
Direito Público é a área do Direito que disciplina a relação das pessoas com o Estado.
Nunca há situações em que pessoas se relacionam entre si e com o Estado, ao mesmo tempo;
Cargos vitalícios são aqueles que oferecem a maior garantia de permanência a seus ocupantes, uma vez que só podem perdê-los por meio de sentença judicial transitada em julgado. Sobre referida temática marque a alternativa correta.
Essa garantia é atribuída a todos os agentes públicos expressamente pela Constituição Federal (CF 88 art. 95, 128 e 73).
A vitaliciedade ocorre após dez anos de exercício do cargo público, se o ingresso for por concurso público, ou logo após a posse se por indicação.
Tem como objetivo restringir a independência para a atuação de certos agentes públicos.
Seu provimento normalmente depende de concurso público, mas em alguns casos prescinde dele (no caso das nomeações dos Ministros dos Tribunais Superiores, por exemplo).
É privativo dos magistrados, membros do Ministério Público, Presidente da República e Ministros dos Tribunais de Contas.
Razoabilidade e legalidade.
Impessoalidade e moralidade.
Eficiência e publicidade.
Motivação e eficiência.
Publicidade e proporcionalidade.
Qualquer agente público, seja ele eleito, concursado, indicado, etc., está ocupando seu posto para servir aos interesses do povo. Assim, seus atos obrigatoriamente deverão ter como finalidade o interesse público, e não próprio ou de um conjunto pequeno de pessoas amigas. Se o administrador decide construir ou asfaltar uma determinada rua, deve fazê-lo para beneficiar o conjunto da população, não porque a rua passa em frente a um terreno seu ou de algum conhecido. Lembre-se de que o administrador é um mero representante temporário dos interesses do povo, e não pode se desvirtuar dessa finalidade.
(CUNHA, acesso em dez 2017)
A qual princípio do Direito Administrativo refere-se a reflexão acima?
Legalidade
Transparência
Impessoalidade
Moralidade
Igualdade
Os princípios são o início de tudo, proposições anteriores e superiores às normas, que traçam vetores direcionais para os atos do legislador, do administrador e do aplicador da lei ao caso concreto. Constituem o fundamento, alicerce a base um sistema, e que condicionam as estruturas subsequentes, garantindo-lhe validade.
Sobre os princípios da Administração Pública analise as afirmações a seguir:
I- Em todos os ramos do direito, o estudo dos princípios se constitui em tema fundamental para o adequado entendimento da matéria. Assim é também para o Direito Administrativo.
II - Em se tratando se um ramo do direito não codificado, os princípios assumem especial relevância.
III- Para o Direito Administrativo, o estudo dos princípios assume especial relevância, já que o Direito Administrativo não é codificado.
IV- Os princípios indicam as diretrizes a serem seguidas por todos aqueles que se aventuram pelos caminhos do Direito Administrativo.
V- Os princípios não se constituem como normas jurídicas.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmações I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas as afirmações II, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmações I, II, III e V estão corretas.
A organização administrativa brasileira tem como característica ou características:
I – não previsão de estruturas descentralizadas;
II – personificação de entes integrantes da Administração Indireta;
III – ausência de relações de hierarquia;
IV – ausência de mecanismos de coordenação e de controle finalístico
Depois de analizar as assertivas acima, marque a alternativa correta:
Somente a afirmação II está correta.
Somente a afirmação III está correta.
Somente as afirmações I e II estão corretas.
Somente a afirmação I está correta.
Somente as afirmações I e III estão corretas.
Leia o texto e responda:
As normas jurídicas disciplinam vários aspectos e circunstâncias da vida das pessoas e o Direito, representado como uma grande árvore, passaria a ser dividido também em áreas, ou ramos.
Marque a alternativa correta:
Direito Privado é a área do direito que disciplina a relação das pessoas e a Administração Pública;
A doutrina é a principal fonte do direito administrativo.
As normas relacionadas ao Direito Administrativo estão codificadas;
Direito Público é a área do Direito que disciplina a relação das pessoas com o Estado.
Nunca há situações em que pessoas se relacionam entre si e com o Estado, ao mesmo tempo;
Cargos vitalícios são aqueles que oferecem a maior garantia de permanência a seus ocupantes, uma vez que só podem perdê-los por meio de sentença judicial transitada em julgado. Sobre referida temática marque a alternativa correta.
Essa garantia é atribuída a todos os agentes públicos expressamente pela Constituição Federal (CF 88 art. 95, 128 e 73).
A vitaliciedade ocorre após dez anos de exercício do cargo público, se o ingresso for por concurso público, ou logo após a posse se por indicação.
Tem como objetivo restringir a independência para a atuação de certos agentes públicos.
Seu provimento normalmente depende de concurso público, mas em alguns casos prescinde dele (no caso das nomeações dos Ministros dos Tribunais Superiores, por exemplo).
É privativo dos magistrados, membros do Ministério Público, Presidente da República e Ministros dos Tribunais de Contas.
Legalidade
Transparência
Impessoalidade
Moralidade
Igualdade
Os princípios são o início de tudo, proposições anteriores e superiores às normas, que traçam vetores direcionais para os atos do legislador, do administrador e do aplicador da lei ao caso concreto. Constituem o fundamento, alicerce a base um sistema, e que condicionam as estruturas subsequentes, garantindo-lhe validade.
Sobre os princípios da Administração Pública analise as afirmações a seguir:
I- Em todos os ramos do direito, o estudo dos princípios se constitui em tema fundamental para o adequado entendimento da matéria. Assim é também para o Direito Administrativo.
II - Em se tratando se um ramo do direito não codificado, os princípios assumem especial relevância.
III- Para o Direito Administrativo, o estudo dos princípios assume especial relevância, já que o Direito Administrativo não é codificado.
IV- Os princípios indicam as diretrizes a serem seguidas por todos aqueles que se aventuram pelos caminhos do Direito Administrativo.
V- Os princípios não se constituem como normas jurídicas.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmações I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas as afirmações II, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmações I, II, III e V estão corretas.
A organização administrativa brasileira tem como característica ou características:
I – não previsão de estruturas descentralizadas;
II – personificação de entes integrantes da Administração Indireta;
III – ausência de relações de hierarquia;
IV – ausência de mecanismos de coordenação e de controle finalístico
Depois de analizar as assertivas acima, marque a alternativa correta:
Somente a afirmação II está correta.
Somente a afirmação III está correta.
Somente as afirmações I e II estão corretas.
Somente a afirmação I está correta.
Somente as afirmações I e III estão corretas.
Leia o texto e responda:
As normas jurídicas disciplinam vários aspectos e circunstâncias da vida das pessoas e o Direito, representado como uma grande árvore, passaria a ser dividido também em áreas, ou ramos.
Marque a alternativa correta:
Direito Privado é a área do direito que disciplina a relação das pessoas e a Administração Pública;
A doutrina é a principal fonte do direito administrativo.
As normas relacionadas ao Direito Administrativo estão codificadas;
Direito Público é a área do Direito que disciplina a relação das pessoas com o Estado.
Nunca há situações em que pessoas se relacionam entre si e com o Estado, ao mesmo tempo;
Cargos vitalícios são aqueles que oferecem a maior garantia de permanência a seus ocupantes, uma vez que só podem perdê-los por meio de sentença judicial transitada em julgado. Sobre referida temática marque a alternativa correta.
Essa garantia é atribuída a todos os agentes públicos expressamente pela Constituição Federal (CF 88 art. 95, 128 e 73).
A vitaliciedade ocorre após dez anos de exercício do cargo público, se o ingresso for por concurso público, ou logo após a posse se por indicação.
Tem como objetivo restringir a independência para a atuação de certos agentes públicos.
Seu provimento normalmente depende de concurso público, mas em alguns casos prescinde dele (no caso das nomeações dos Ministros dos Tribunais Superiores, por exemplo).
É privativo dos magistrados, membros do Ministério Público, Presidente da República e Ministros dos Tribunais de Contas.
Apenas as afirmações I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas as afirmações II, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmações I, II, III e V estão corretas.
A organização administrativa brasileira tem como característica ou características:
I – não previsão de estruturas descentralizadas;
II – personificação de entes integrantes da Administração Indireta;
III – ausência de relações de hierarquia;
IV – ausência de mecanismos de coordenação e de controle finalístico
Depois de analizar as assertivas acima, marque a alternativa correta:
Somente a afirmação II está correta.
Somente a afirmação III está correta.
Somente as afirmações I e II estão corretas.
Somente a afirmação I está correta.
Somente as afirmações I e III estão corretas.
Leia o texto e responda:
As normas jurídicas disciplinam vários aspectos e circunstâncias da vida das pessoas e o Direito, representado como uma grande árvore, passaria a ser dividido também em áreas, ou ramos.
Marque a alternativa correta:
Direito Privado é a área do direito que disciplina a relação das pessoas e a Administração Pública;
A doutrina é a principal fonte do direito administrativo.
As normas relacionadas ao Direito Administrativo estão codificadas;
Direito Público é a área do Direito que disciplina a relação das pessoas com o Estado.
Nunca há situações em que pessoas se relacionam entre si e com o Estado, ao mesmo tempo;
Cargos vitalícios são aqueles que oferecem a maior garantia de permanência a seus ocupantes, uma vez que só podem perdê-los por meio de sentença judicial transitada em julgado. Sobre referida temática marque a alternativa correta.
Essa garantia é atribuída a todos os agentes públicos expressamente pela Constituição Federal (CF 88 art. 95, 128 e 73).
A vitaliciedade ocorre após dez anos de exercício do cargo público, se o ingresso for por concurso público, ou logo após a posse se por indicação.
Tem como objetivo restringir a independência para a atuação de certos agentes públicos.
Seu provimento normalmente depende de concurso público, mas em alguns casos prescinde dele (no caso das nomeações dos Ministros dos Tribunais Superiores, por exemplo).
É privativo dos magistrados, membros do Ministério Público, Presidente da República e Ministros dos Tribunais de Contas.
Somente a afirmação II está correta.
Somente a afirmação III está correta.
Somente as afirmações I e II estão corretas.
Somente a afirmação I está correta.
Somente as afirmações I e III estão corretas.
Leia o texto e responda:
As normas jurídicas disciplinam vários aspectos e circunstâncias da vida das pessoas e o Direito, representado como uma grande árvore, passaria a ser dividido também em áreas, ou ramos.
Marque a alternativa correta:
Direito Privado é a área do direito que disciplina a relação das pessoas e a Administração Pública;
A doutrina é a principal fonte do direito administrativo.
As normas relacionadas ao Direito Administrativo estão codificadas;
Direito Público é a área do Direito que disciplina a relação das pessoas com o Estado.
Nunca há situações em que pessoas se relacionam entre si e com o Estado, ao mesmo tempo;
Cargos vitalícios são aqueles que oferecem a maior garantia de permanência a seus ocupantes, uma vez que só podem perdê-los por meio de sentença judicial transitada em julgado. Sobre referida temática marque a alternativa correta.
Essa garantia é atribuída a todos os agentes públicos expressamente pela Constituição Federal (CF 88 art. 95, 128 e 73).
A vitaliciedade ocorre após dez anos de exercício do cargo público, se o ingresso for por concurso público, ou logo após a posse se por indicação.
Tem como objetivo restringir a independência para a atuação de certos agentes públicos.
Seu provimento normalmente depende de concurso público, mas em alguns casos prescinde dele (no caso das nomeações dos Ministros dos Tribunais Superiores, por exemplo).
É privativo dos magistrados, membros do Ministério Público, Presidente da República e Ministros dos Tribunais de Contas.
Direito Privado é a área do direito que disciplina a relação das pessoas e a Administração Pública;
A doutrina é a principal fonte do direito administrativo.
As normas relacionadas ao Direito Administrativo estão codificadas;
Direito Público é a área do Direito que disciplina a relação das pessoas com o Estado.
Nunca há situações em que pessoas se relacionam entre si e com o Estado, ao mesmo tempo;
Cargos vitalícios são aqueles que oferecem a maior garantia de permanência a seus ocupantes, uma vez que só podem perdê-los por meio de sentença judicial transitada em julgado. Sobre referida temática marque a alternativa correta.
Essa garantia é atribuída a todos os agentes públicos expressamente pela Constituição Federal (CF 88 art. 95, 128 e 73).
A vitaliciedade ocorre após dez anos de exercício do cargo público, se o ingresso for por concurso público, ou logo após a posse se por indicação.
Tem como objetivo restringir a independência para a atuação de certos agentes públicos.
Seu provimento normalmente depende de concurso público, mas em alguns casos prescinde dele (no caso das nomeações dos Ministros dos Tribunais Superiores, por exemplo).
É privativo dos magistrados, membros do Ministério Público, Presidente da República e Ministros dos Tribunais de Contas.
Essa garantia é atribuída a todos os agentes públicos expressamente pela Constituição Federal (CF 88 art. 95, 128 e 73).
A vitaliciedade ocorre após dez anos de exercício do cargo público, se o ingresso for por concurso público, ou logo após a posse se por indicação.
Tem como objetivo restringir a independência para a atuação de certos agentes públicos.
Seu provimento normalmente depende de concurso público, mas em alguns casos prescinde dele (no caso das nomeações dos Ministros dos Tribunais Superiores, por exemplo).
É privativo dos magistrados, membros do Ministério Público, Presidente da República e Ministros dos Tribunais de Contas.